sábado, 2 de junho de 2012

  


O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
 


DEUS PAI  Não foi criado e nem gerado.   Por si só, é Princípio de Vida, de quem tudo procede;  possui absoluta comunhão com o Filho e com o Espírito Santo. 

 Atribui-se ao Pai a Criação do mundo. 
                                     
DEUS FILHO Procede eternamente do Pai, por quem foi gerado, não criado. Gerado pelo Pai porque assumiu no tempo sua natureza humana, para nossa salvação. É Ele Eterno e consubstancial ao Pai (da mesma natureza e substância). 
                                                
          Atribui-se ao Filho a Redenção do Mundo.    
                                     
DEUS ESPÍRITO SANTO Procede do Pai e do Filho; é como uma expiração, sopro de amor consubstancial entre o Pai e o Filho;  pode-se dizer que Deus em sua vida íntima é amor, que se personaliza no Espírito Santo. Manifestou-se primeiramente no Batismo e na Transfiguração de Jesus;  depois no dia de Pentecostes sobre os discípulos. Habita nos corações dos fiéis com o dom da caridade.
                                   
Atribui-se ao Espírito Santo a Santificação do mundo.
                                   

  O Pai é pura Paternidade, o filho é pura Filiação e o Espírito Santo, puro sinal de Amor. 

     São relações subsistentes, que em virtude de  seu impulso vital, saem um ao encontro do outro em perfeita comunhão, onde a  totalidade da Pessoa está aberta à outra distintamente. Este é o paradigma supremo da sinceridade e liberdade espiritual a que devem ter as relações interpessoais humanas, num perfeito modelo transcendente, só assim, compreensível ao entendimento humano.  
      É desta forma que devemos conhecer a mensagem a Santíssima Trindade, mesmo sem alcançar os segredos do seu mistério.  Desta maneira, devemos nos comprometer a  adquirir certas atitudes nas nossas relações humanas.   
      A Igreja nos convida a “glorificar a Santíssima Trindade”, como manifestação da celebração. Não há melhor forma de fazê-lo, senão revisando as  relações com nossos irmãos, para melhorá-las e assim viver a  unidade querida por Jesus: “Que todos sejam um”.



ORAÇÃO Á SANTÍSSIMA TRINDADE



Ó benigna Trindade,
Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus,
ensina-me, dirige-me, ajuda-me
segundo a minha esperança.
Pai, com o teu poder, fixa a minha mente em Ti
e enche-a de santos e divinos pensamentos.
Filho, com a tua sabedoria eterna,
ilumina a minha inteligência
com o conhecimento da suprema verdade.
Espírito Santo, amor do Pai e do Filho,
leva para ti a minha vontade
e abrasa-a no fogo ardente da tua caridade.
Possa eu, ó adorável Trindade,
louvar-Te e amar-Te tão perfeitamente
como os santos e os anjos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"SENHOR, SE TÚ ME CHAMAS EU QUERO TE OUVIR. SE QUERES QUE EU TE SIGA RESPONDO EIS-ME AQUI!"